Neste segundo semestre de 2010 dei inicio ao meu Trabalho de Conclusao de Curso, ele tem como objeto de investigação o boi-de-mamao, especificamente, o Grupo Folclorico Boi de Mamao de Sambaqui.
Reproduzo aqui, a primeira parte do Projeto para o Trabalho de Conclusao de Curso em Ciencias Sociais - Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
1. Introdução - Tema e Problematizacao
O presente trabalho propõe uma pesquisa etnográfica que tem como objeto o Grupo Folclórico Boi-de-mamão de Sambaqui, vinculado à Associação do Bairro de Sambaqui. A brincadeira do Boi-de-mamão pode ser encontrada nos quatro cantos do Brasil, cada uma delas com seu contexto próprio, realizada de diferentes formas, variando de acordo com a região do país. Se diferenciam nas suas características e em suas denominações, pode variar, como Boi-Bumbá, Boi-Fingido,Bumba-Meu Boi, Boi-de-Pano, e outros.
Na Ilha de Santa Catarina, e em todo o litoral catarinense, é conhecido como Boi-de-mamão. A brincadeira se apresenta em formato de dramatização, com um enredo central: a morte e a ressurreição do boi. Esta brincadeira se tornou uma das manifestações culturais mais significativas da cultura catarinense. É na Ilha de Santa Catarina que está concentrado o maior número de grupos de boi-de-mamão. O grupo estudado está situado no Norte da Ilha, no bairro de Sambaqui, situado no distrito de Santo Antônio de Lisboa, uma das primeiras freguesias colonizadas pelos imigrantes açorianos que chegaram à Ilha de Santa Catarina. O grupo foi criado por moradores da comunidade no ano de 1982, em meio a uma turbulenta luta da comunidade contra a especulação imobiliária na região. Especificamente lutaram contra a instalação de um iate clube na Ponta do Sambaqui, uma área de lazer da comunidade. Frente a esta necessidade de se manifestar, surgiu a idéia de organizar para apresentar o Boi-de-mamão, dando voz aos moradores em oposição às autoridades políticas e interesses de grandes empresários. O Boi-de-mamão de Sambaqui se tornou um símbolo cultural e político na representação de identidade da comunidade. Foi através de uma primeira pesquisa realizada com este Grupo Folclórico que, percebi, ouvi e observei a importância desta performance para a afirmação da identidade coletiva..
O Grupo Folclórico Boi-de-mamão de Sambaqui possui cerca de 20 integrantes, em sua maioria crianças de 3 a 14 anos, que se dividem para “brincar” nas personagens que fazem parte da drama, como o Mateus (dono do boi), o vaqueiro, o cavalo, o urubu, a abelha, o urso, o boi, a Maricota , a cabra, o Waldemar , e a Bernunça. Fazem parte do boi-de-mamão também, uma banda com 6 integrantes, dentre eles, o “puxador” , responsável pela cantoria e a coordenação da brincadeira. A maioria de seus integrantes do Grupo Folclórico residem, e nasceram no bairro. Além das brincadeiras, o boi-de-mamão está acompanhado pelos discursos dos integrantes do grupo, particularmente do puxador, que chamam a atenção para o resgate da cultura e tradição. Foi partindo destes discursos que surgiu a problemática que trago como questão central para esta pesquisa, ou seja, qual é a relação entre a “brincadeira” do Boi-de-mamão, seus discursos, e as questões sobre a “identidade” da comunidade de Sambaqui.
A construção da identidade é a maneira pela qual o sujeito se vê e deseja ser visto pelos outros. É um processo que emerge da interação entre os indivíduos. Os moradores da comunidade de Sambaqui participam na brincadeira do boi-de-mamão, legitimando sua identidade como “nativo” ou descendentes de açorianos. O Grupo pode ser considerado como fazendo parte de um movimento maior açorianista que visa a redescoberta e revalorização das raízes açorianas.
Blasi, Silvia d`Eça N L C. 2009. Grupo Folclorico Boi-de-Mamao de Sambaqui: Performace e Identidade. Projeto de Trabalho de Conclusao de Curso. UFSC
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